Canyon Guartelá
A beleza majestosa da natureza espera por você nos arredores de Tibagi. Canyons, cachoeiras, trilhas, formações rochosas e muito verde compõem o cenário cinematográfico do Parque Guartelá, que abriga o Canyon do Rio Iapó, também conhecido por Canyon Guartelá – o 6º maior do mundo em extensão e o único com vegetação nativa, segundo o Guiness Book.

Já o nome do lugar reserva uma curiosidade para o visitante: “Guartelá” não é uma tribo indígena da região, nem grito de guerra, muito menos o nome de uma planta rara. O termo é o nome do bairro que abriga o parque e, reza a lenda, que surgiu de um recado que um fazendeiro enviou ao compadre por um escravo, alertando sobre um ataque indígena: – Guarda-te lá, que de cá bem fico! O efeito “telefone-sem-fio” seria a origem do Guartelá e também da Fazenda Benfica, à margem esquerda do rio Tibagi.

Para conhecer
Vai conhecer o Canyon, então aproveite para visitar: a Cachoeira da Ponte de Pedra com 200 metros de altura; os Panelões do Sumidouro, onde a água no arenito criou grandes buracos em meio às corredeiras, verdadeiras hidromassagens revigorantes; o Rio Iapó com suas corredeiras, as pinturas rupestres nas formações rochosas, feitas pelos antigos moradores da região, os índios Caingangues.

Dica
Chegue cedo, pela manhã ou no máximo após o almoço. O percurso completo, desde a saída do centro de visitantes, leva quatro horas aproximadamente – parando para fotos e lanche. Ou seja: vá com roupas adequadas e um tênis confortável, leve água, protetor solar e repelente. Na entrada existem banheiros. O local tem pontos ideais para praticar rafting e estacionamento gratuito.
Algumas trilhas são bem acessíveis e sinalizadas, porém para chegar a pontos mais específicos só com o auxílio de um guia.

Como Chegar
O endereço do parque é Rod. PR-340, Km 42, Guartelá de Cima, Tibagi, CEP: 84300-000. Coordenadas 24º 32’S e 50º 17’W. Saindo de Curitiba as rodovias que você vai pegar são: BR-277/BR-376/PR-151/PR-340.

Saia pela BR 277 até Campo Largo e siga pela BR 376 até Ponta Grossa. Continue pela BR 376 (cerca de 45 km) até encontrar a BR 153 (Transbrasiliana) que passa por Alto Amparo e vai até Tibagi. O acesso ao parque é pela Rodovia PR – 340, no km 42, trecho que liga as cidades de Castro e Tibagi.

A viagem leva cerca de 2h30 a 3h. Informe-se antes de pegar a estrada.

Centro de Informações Turísticas
0800-643-1388
(42) 3916-2150 / 3916-2151
Escreva para a Prefeitura Municipal de Tibagi

Horários e dias
O parque funciona de quarta a domingo, e nos feriados nacionais, das 8 às 18 horas. Mas as visitas devem ser agendadas.

Preços
Não é cobrado taxa de entrada. Para a visita nas pinturas rupestres é preciso contratar previamente condutor/guia local.

Curiosidades
O Canyon do Rio Iapó tem mais de 32km e altitudes de 700 a 1.200m acima do nível do mar. Os tropeiros – que viajavam pelos Campos Gerais, conduzindo o gado para comercialização na Feira de Sorocaba – também passaram pelo Guartelá.