Caminho do Vinho
São José fica logo ali e tem maravilhas para você. A cerca de 15 km do centro de Curitiba, lá você pode conhecer o Caminho do Vinho, que abrange a Colônia Mergulhão e arredores. Para o visitante, tem folclore, artesanato, comidas típicas e patrimônio histórico-cultural em um passeio muito agradável.

São 29 propriedades que oferecem diversas opções de lazer, com cantinas, adegas, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de lazer, colha e pague, minhocário e pesque-pague, pousada e muito mais. Além das recomendações e fotos das edificações típicas da colonização italiana, dá para trazer lembranças deliciosas do passeio: vinho, suco, graspa e licores, produtos coloniais – como salames, queijos, compotas e bolachas sem coservantes.

Aos sábados você também tem à disposição a Linha Turismo Caminho do Vinho, uma comodidade para os visitantes que são recebidos e acompanhados por uma guia de turismo credenciada – caracterizada de italiana.

Como Chegar

Via Av. das Torres.
– Seguindo Pela Av. das Torres, após o Portal de entrada de São José dos Pinhais próximo à Nutrimental, segue pela BR-376 sentido Joinville/SC
– No trevo do Bradesco cruzar a BR-376, seguindo pela rua que inicia ao lado do banco, a Alameda Bom Pastor, passar pelo portão 2 da PUC-S.J.P.
– No Casarão do Milho virar à esquerda, seguindo pela Rua João Zarpelon, passar em frente ao CAIC e 17˚ Batalhão da Polícia Militar, segue por baixo da trincheira (BR-116 / Contorno Leste, para Rua Dr. Murici) até o Frigorífico Juliatto e, após virar à esquerda da Praça Ticiano Prendin ao lado do Armazém do Mazza, na Rua Júlio Cezar Setenareski onde inicia a Colônia Mergulhão e o Caminho do Vinho e visualiza-se a seguir o Portal Italiano. Via BR-277.

Pela BR-277, sentido Curitiba-Litoral.
Entrar à direita, no acesso a São José dos Pinhais e seguir pela Av. Rui Barbosa, virando à esquerda no cruzamento com a Av. das Torres (Nutrimental), seguir pela BR-376 sentido Joinville/SC. No Trevo do Bradesco cruzar a BR-376, seguindo pela rua que inicia ao lado do banco, a Alameda Bom pastor, e passar pelo portão 2 da PUC-S.J.P. No Casarão do Milho virar à esquerda, seguindo pela Rua João Zarpelon, passar em frente ao CIAC e 17˚ Batalhão da Polícia Militar, segue por baixo da trincheira (BR-116 / Contorno Leste, para Rua Dr. Murici) até o Frigorífico Juliatto e, após virar à esquerda da Praça Ticiano Prendin ao lado do Armazém do Mazza, na Rua Júlio Cezar Setenareski onde inicia a Colônia Mergulhão e o Caminho do Vinho e visualiza-se a seguir o Portal Italiano. Via BR-116.

Pela BR-116 (Contorno Leste), acessar a BR-376, sentido Joinville-Curitiba.
No Trevo do Bradesco cruzar a BR-376, seguindo pela rua que inicia ao lado do banco, a Alameda Bom pastor, e passar pelo portão 2 da PUC-S.J.P. No Casarão do Milho virar à esquerda, seguindo pela Rua João Zarpelon, passar em frente ao CIAC e 17˚ Batalhão da Polícia Militar, segue por baixo da trincheira (BR-116 / Contorno Leste, para Rua Dr. Murici) até o Frigorífico Juliatto e, após virar à esquerda da Praça Ticiano Prendin ao lado do Armazém do Mazza, na Rua Júlio Cezar Setenareski onde inicia a Colônia Mergulhão e o Caminho do Vinho e visualiza-se a seguir o Portal Italiano.

Informações Gerais

Dicas para não ficar na estrada: antes de ir, confirme os telefones atualizados dos locais que pretende visitar, bem como os horários e detalhes do funcionamento. Daí você volta só com ótimas lembranças na bagagem.

Departamento de Turismo de São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3381-5812

Posto de informações Turísticas
Tel.: (41) 3398-5592

Envie um e-mail

Prefeitura de São José dos Pinhais