Veja os cuidados para seu carro “viver” melhor!

São responsáveis pela pureza do ar, óleo ou combustível, sendo componentes fundamentais para o bom desempenho e para a vida útil do motor

Tipos de Filtros:
Filtro de ar:
Retém as impurezas e partículas contidas no ar aspirado pelo motor, evitando que as mesmas danifiquem o carburador, injeção ou câmara de combustão/motor.

Filtro de óleo:
Responsável pela retenção de impurezas e partículas metálicas provenientes do atrito das peças móveis do motor e de outros contaminantes presentes no próprio óleo.

Filtro de combustível:
Retém impurezas do combustível, evitando que elas obstruam os orifícios do carburador ou da injeção eletrônica.

Filtro de cabine:
Protege os ocupantes purificando o ar que entra no veículo, filtrando pó, pólen e fuligem.

Os filtros de cabine são erroneamente conhecidos como “de ar condicionado”, pois vários modelos de veículos sem ar condicionado usam este filtro. Alguns modelos saem das fábricas sem este filtro, que é considerado um “opcional”.
A concentração de poluentes (mofo, bactérias,pólen, poeira, etc) dentro do veículo sem filtro de cabine é de 3 a 6 vezes maior que fora dele.

Ligue o alerta:
• Cuidado ao descartar o filtro de óleo. Resíduos do óleo lubrificante agridem a natureza! O óleo, ao entrar em contato com a terra torna-a estéril.
• Filtro de combustível entupido pode queimar a bomba de combustível e o módulo de injeção eletrônica, componentes extremamente sensíveis e caros.
• Existem dois tipos de filtro de óleo: o blindado e o de cartucho. O blindado é trocado integralmente; o de cartucho é trocado somente o elemento filtrante.
• Existem filtros de cabine dotados de camada de carbono ativado, estes modelos são mais eficientes.

CATALIZADOR:
Muito importante para o meio ambiente, o catalisador transforma gases nocivos da queima de combustível (monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o que exalamos na respiração – e nitrogênio).
É parte integrante do sistema de escapamento e é peça obrigatória por lei.