Combustível: a energia que move o seu veículo. ECONOMIZE!

Carro flex ou convencional?
No Brasil, a preferência é pelos carros flex. Eles foram lançados para permitir que o consumidor opte pelo combustível mais econômico, etanol ou gasolina.
No entanto, o veículo não flex (100% a etanol ou a gasolina) é mais econômico em termos de consumo. Ou seja, um carro flex usando somente gasolina consome mais do que um carro convencional a gasolina. As adaptações, para atender aos dois tipos de combustível ao mesmo tempo, fizeram do flex um carro menos econômico.

Etanol ou gasolina?
Na hora de abastecer, sempre analise o valor do álcool e da gasolina. Em geral, a gasolina tem um caráter mais econômico em termos de rendimento, quando comparada ao álcool. Para alguns carros, pode-se levar em consideração a relação de valores dos combustíveis, de modo que o etanol passa a ser mais vantajoso quando este apresentar 70% do valor da gasolina.
É importante ressaltar que cada carro apresenta um comportamento específico, influenciado pela motorização, modelo e forma como o condutor dirige (preferencialmente em estradas ou zonas urbanas), portanto a decisão cabe ao condutor! Verifique a média de consumo do seu carro quando abastecido no álcool e na gasolina!

Siga estas 12 dicas e veja a diferença na hora de abastecer:
1. Faça revisões do sistema de injeção eletrônica a cada 30 mil quilômetros e verifique os bicos injetores de combustível.
2. Siga as instruções de troca dos filtros de ar e combustível, conforme a recomendação do fabricante.
3. Atenção para a manutenção do sistema de arrefecimento (resfriamento). Motor com aquecimento excessivo gasta mais combustível.
4. Troque as velas a cada 30 mil quilômetros. Falha nas velas impede a queima de combustível, gerando desperdício.
5. Para diminuir a resistência do ar, ande com as janelas fechadas e só carregue o bagageiro quando estiver em uso.
6. Se for ficar parado por mais de dois minutos, desligue o motor.
7. Procure caminhos alternativos, um trajeto mais longo pode ser mais vantajoso do que pegar um congestionamento.
8. Monte uma planilha para acompanhar o rendimento do veículo.
9. Se você não conhece o local para onde vai, planeje antes o trajeto e consulte sites de mapas. Em caso de dúvida, ligue para se informar sobre como chegar ao local e como estacionar.
10. O transporte escolar é coletivo e importante para a socialização do estudante. Deixe o carro na garagem e considere o uso do transporte coletivo.
11. Se o destino é um local de difícil estacionamento, pare o carro longe e ande. Não gaste combustível rodando atrás de uma vaga improvável. Uma boa caminhada faz bem para a saúde.
12. Pense sobre o consumo de combustível na hora de trocar seu carro e escolha os modelos menos beberrões. Se você optar por um modelo pouco econômico e mais potente, não faz sentido falar em economia de combustível.

Ligue o alerta:
Dirigir em alta velocidade é perigoso e consome mais combustível. Ande numa boa e veja a diferença na hora de abastecer.