O ângulo certo pra você aproveitar seu pneu ao máximo

O que é alinhamento?
É o ajuste dos ângulos das rodas do carro. O alinhamento é subdividido em: divergência ou convergência, câmber ou cambagem, e cáster. Quando, ao soltar o volante, o carro puxa para um lado, é sinal de problema no alinhamento. Rodar com o alinhamento correto é bom pra segurança e pro seu bolso: melhora a dirigibilidade, ampliando o atrito do pneu no solo; aumenta a vida útil dos pneus, diminuindo o desgaste irregular; e ajuda a economizar combustível.

Quando fazer?
• A cada 10 mil km;
• Após impacto (buracos, pedras, guias de calçada ou rodar em terreno muito irregular, etc);
• Quando notar desgastes irregulares nos pneus;
• Na substituição dos pneus ou de qualquer item da suspensão ou da direção.

O que é câmber ou cambagem?
É o ângulo da inclinação da roda em relação ao piso (plano vertical).

Ângulo nulo ou neutro:
rodas perpendiculares ao solo. Direção mais pesada com maior carga vertical.

Ângulo negativo:
rodas mais próximas entre si na parte superior.Resulta em desgaste na parte interna do pneu.

Ângulo positivo:
rodas mais afastadas entre si na parte superior. Direção mais leve, com menor desgaste nas junções. Quando acentuada, gera desgaste na parte externa do pneu.

O que é divergência e convergência?
É o ângulo da inclinação da roda em relação ao veículo visto de cima (linha longitudinal).

Convergência: parte da frente das rodas para dentro. Pode desgastar a parte externa do pneu em escamas.

Divergência: parte da frente das rodas para fora. Pode desgastar a parte interna do pneu em escamas.

O que é cáster?
É a inclinação do pino-mestre (ou do braço de suporte do eixo) em relação a um plano vertical. É responsável pela estabilidade do volante e do veículo.

Negativo (para frente): resulta em bamboleio na roda e em desgaste acentuado de pontos localizados do pneu.

Positivo (para trás): gera desgaste prematuro do pneu.

Caster desigual: a roda puxa para um lado, gera desgaste
irregular do pneu.

Ligue o alerta:
A cada 10 mil km você deve conferir o alinhamento, e também sempre que o carro sofrer algum forte impacto como: buraco, guia de calçada ou terreno muito irregular.
Quando ao soltar o volante o carro puxa para um lado, você deve conferir o alinhamento. Se o automóvel trepida, vibra ou o volante oscila, pode ser problema de balanceamento.